Óleo Do Câmbio e Diferencial em Óleos, Fluidos e Químicos
O óleo de câmbio e diferencial é um lubrificante usado para o funcionamento da transmissão do veículo, garantindo a lubrificação e a proteção das engrenagens do sistema.
11 resultados. Página 1
Filtros
Unitário (11)
1 Litro (6)
Qual a função do óleo de câmbio e diferencial?
Assim como o óleo do motor, o óleo de câmbio e diferencial, também chamado de óleo de transmissão, tem a função principal de lubrificar as peças móveis dentro da transmissão.
Para o câmbio, esse óleo reduz o atrito entre as engrenagens, o que diminui o desgaste, previne superaquecimento e garante uma troca de marchas suave. Já no diferencial, ele lubrifica as engrenagens para que as rodas girem em velocidades diferentes durante as curvas.
Diferença entre o óleo de câmbio e o óleo do diferencial
Em alguns carros, o câmbio e o diferencial compartilham o mesmo óleo. No entanto, em certos modelos, eles exigem fluidos diferentes com propriedades específicas para atender às demandas de cada sistema. Isso porque o óleo do diferencial geralmente precisa ser mais viscoso para suportar as altas pressões e cargas.
Confira o manual do fabricante para conferir quais as recomendações de uso do seu carro.
Tipos de óleos de transmissão
O óleo de câmbio e diferencial pode ser classificado em:
- Óleo mineral: o tipo mais básico de óleo, derivado do petróleo bruto. O óleo mineral é mais barato, mas tem menor desempenho em altas temperaturas e precisa ser trocado com mais frequência. Pode ser usado em alguns câmbios e diferenciais mais antigos, mas geralmente não é recomendado para veículos modernos.
- Óleo sintético: produzido a partir de processos químicos, o óleo sintético oferece melhor desempenho em altas temperaturas, maior resistência à oxidação e maior durabilidade. É a melhor opção para a maioria dos câmbios e diferenciais modernos, especialmente aqueles que exigem alto desempenho.
- Óleo semissintético: é uma mistura de óleo mineral e óleo sintético, combinando algumas vantagens de ambos. Oferece um bom equilíbrio entre custo e desempenho, sendo uma opção intermediária.
Vale relembrar que a escolha do tipo de óleo adequado depende das especificações do fabricante do seu carro e do tipo de transmissão dele.
Quais os sinais de desgaste e quando devo trocar o óleo de câmbio e diferencial?
Se o seu carro apresentar sinais de alerta, como a dificuldade para trocar as marchas, ruídos na transmissão, vibrações estranhas, cheiro de queimado e vazamentos de óleos, pode ser um problema no sistema de transmissão que, por consequência, por ter relação com o óleo
Para evitar esse tipo de situação, apesar de variar de acordo com o manual do fabricante do seu veículo, em geral, a troca do óleo do câmbio manual deve ser feita a cada 40.000 a 100.000 km, enquanto a troca do óleo do câmbio automático deve ser realizada entre 60.000 e 160.000 km.
Onde comprar o óleo de câmbio e diferencial?
Encontre as melhores opções em óleos e filtros para óleo de câmbio e diferencial na KarHub! Além da qualidade, você pode garantir seus produtos com envio rápido, 5% OFF para pagamento no PIX e condições especiais de frete. Aproveite!
Navegando em nosso site você concorda com nossos termos de uso e políticas de privacidade.