Motor De Partida em Elétrica e Eletrônica

O motor de partida é um componente que usa a energia elétrica da bateria para gerar o movimento inicial do motor do carro, fazendo o automóvel ligar. Além de funcionar como gerador de energia para emergências.

Marcas

3.210 resultados. Página 1

Filtros

Outubro (93)

Novembro (7)

Unitário (1968)

Kit (55)

Mostrando página 1 de 20

Motor de partida: para que serve?

O motor de partida, também chamado “motor de arranque” é um dispositivo que converte energia elétrica em energia mecânica para girar o motor de combustão interna e fazer o carro ligar. 

Para fazer isso, quando acionamos a chave de ignição, esse componente gira o motor, permitindo que os pistões se movam e iniciem o processo de combustão. Além disso, em alguns veículos modernos, ele também funciona como um gerador de energia para emergências.

Quais são as peças de motor de partida? 

O motor de partida conta com algumas peças para funcionar, são elas:

  • Impulsor de partida: encaixado no volante do motor, o impulsor de partida leva a força do motor de partida para o motor de combustão.
  • Chave magnética: responsável por controlar o fluxo de corrente elétrica para o motor de partida, a chave magnética empurra o impulsor para engrenar com o volante do motor.
  • Indutor: é um componente eletrônico que armazena energia e cria um campo magnético que faz o induzido girar.
  • Escovas: por conduzirem a corrente elétrica indutor para o induzido, as escovas permitem que ele gire.
  • Induzido: ao girar, o induzido gera força para o volante do motor.
  • Mancal traseiro: responsável por proteger o induzido e a parte giratória do motor de partida, o mancal reduz atritos.
  • Conjunto de comando: controla o encaixe da engrenagem do motor de partida com a do motor do carro.
  • Porta-escovas: por sustentar as escovas, o porta-escovas permite que elas façam contato com o coletor do induzido.
  • Suporte dianteiro: feito para fixar o motor de partida ao bloco do motor do veículo, o suporte dianteiro garante a estabilidade do sistema de partida.
  • Relé auxiliar de partida: mesmo que não seja um componente interno do motor de partida, o relê ou relé auxiliar de partida leva energia para a chave magnética, a fim de acionar o dispositivo.

Quando trocar o motor de partida?

Agora que você já sabe o que é motor de partida e seus componentes, saiba que é recomendado trocar ele a cada 40.000 quilômetros a 50.000 quilômetros

Porém, alguns sinais indicam a necessidade de troca antes desse tempo, como dificuldade para dar partida no carro, cheiro de queimado e giro pesado no motor — quando o motor de partida tem dificuldade para girar o motor do carro, que pode ser causado por escovas gastas e induzido com defeito, por exemplo.

Motor de partida e componentes é na KarHub!

Quer ter um bom desempenho do seu motor de partida? Na KarHub, além desse dispositivo, você encontra relê auxiliar de partidainduzidoimpulsormancal do coletor do motor de partida e muito mais para o seu automóvel! 

Escolhendo a KarHub, você também aproveita benefícios exclusivos: envio rápido, 5% OFF para pagamento no PIX e condições especiais de frete para fazer suas compras!