Disco De Freio

disco de freio é uma parte fundamental do sistema de freios de um veículo. Ele é montado na roda e gira com ela, sendo responsável por fornecer a superfície na qual as pastilhas de freio pressionam para criar atrito e desacelerar ou parar o veículo.

Marcas

1.855 resultados. Página 1

Filtros

Outubro (195)

Novembro (39)

Kit (1308)

Unitário (75)

Mostrando página 1 de 20

Para que serve o disco de freio?

disco de freio traseirodianteiro, desempenha várias funções essenciais no sistema de frenagem de um veículo:

  • Frenagem: ele fornece a superfície na qual as pastilhas de freio pressionam para criar atrito, que converte a energia cinética do veículo em calor, ajudando a desacelerar ou parar o veículo.
  • Dissipação de calor: durante a frenagem, o disco de freio absorve o calor gerado pelo atrito entre as pastilhas de freio e o próprio disco. Isso ajuda a dissipar o calor para o ambiente, evitando o superaquecimento do sistema de freios, o que poderia levar à perda de eficiência da frenagem ou até mesmo a falha do sistema.
  • Estabilidade e controle: ele contribui para a estabilidade e o controle do veículo durante a frenagem. Um disco de freio em boas condições ajuda a garantir uma frenagem suave e eficaz, permitindo manter o controle do veículo em diversas condições de direção e estrada.

Tipos de disco de freio

Existem diversos tipos de discos de freio, cada um com características e propriedades específicas. Alguns dos tipos mais comuns incluem:

  • Disco de freio sólido: são discos de freio simples, sem canais ou furos para ventilação. São comuns em veículos de passeio e oferecem uma boa durabilidade e desempenho em condições normais de direção.
  • Disco de freio ventilado: possuem canais ou furos na superfície para permitir uma melhor dissipação de calor durante a frenagem. O disco ventilado costuma ser encontrado em veículos de alta performance e em situações onde a dissipação de calor é essencial.
  • Disco perfurado: têm pequenos furos na superfície para ajudar na dissipação de calor e na remoção de resíduos de pastilhas de freio. São populares em carros de corrida e em veículos de alto desempenho.
  • Disco ranhurado: possuem sulcos ou ranhuras na superfície que ajudam a dissipar o calor e remover resíduos das pastilhas de freio. Também são comuns em veículos de alto desempenho.
  • Disco de carbono-cerâmica: são feitos de material composto de carbono e cerâmica, oferecendo alta resistência ao calor e ao desgaste. São comuns em veículos de alto desempenho e de luxo devido à sua durabilidade e capacidade de resistir à alta temperatura.

Cada tipo de disco de freio tem suas próprias vantagens e deve ser escolhido com base nas necessidades específicas do veículo, no estilo de condução e nas condições de uso, e pode influenciar o desempenho geral do sistema de frenagem.

Quando trocar o disco de freio

Os discos de freio podem se desgastar com o tempo e o uso contínuo. Por isso, precisam ser substituídos periodicamente para garantir um desempenho adequado do sistema de freios e a segurança do veículo.

A decisão de quando adquirir um novo par de freio a disco pode variar dependendo de vários fatores, como: o tipo de veículo, seu estilo de condução e as condições de operação. No entanto, há algumas diretrizes gerais que podem ajudar a determinar quando é hora de substituir os discos de freio:

  • Desgaste excessivo: se os discos estiverem desgastados além do limite de espessura mínima especificada pelo fabricante, isso indica que precisam ser substituídos.
  • Vibração ou trepidação durante a frenagem: sentir vibração ou trepidação no volante ou no pedal de freio durante a frenagem, pode ser um sinal de que os discos de freio estão desgastados ou empenados e precisam ser substituídos.
  • Ruídos incomuns: ruídos de rangido ou chiados incomuns durante a frenagem podem indicar desgaste excessivo nos discos de freio.
  • Superfície danificada: rachaduras, sulcos profundos, sulcos em espiral ou outras irregularidades na superfície do disco de freio podem indicar a necessidade de substituição.
  • Substituição das pastilhas de freio: quando você substitui a pastilha de freio a disco, é recomendável inspecionar os discos de freio também. Se eles estiverem muito desgastados ou danificados, é uma boa prática substituí-los ao mesmo tempo.

É importante seguir as recomendações do fabricante do veículo em relação à manutenção e substituição do par de disco de freio. Além disso, vá a uma loja mecânica de confiança sempre que tiver dúvidas sobre o estado dos discos de freio e pastilhas do seu veículo. 

Vale lembrar que a troca e manutenção de qualquer componente de freio e demais peças, deve ser feita somente por profissionais especialistas, para não danificar o funcionamento e a performance do veículo.

A compra de peças, também precisa ser feita em uma autopeça de confiança, como a KarHub, que oferece peças como disco e pastilha de freio de qualidade, de marcas conceituadas como Hipper FreiosTRWFremax, entre outras. Confira nosso catálogo de discos de freios!